Salvador retoma voos diretos para o Panamá e amplia acesso a 88 destinos do Caribe e das Américas do Norte e Central
- imbuinoticias
- 3 de jul.
- 3 min de leitura

A Copa Airlines, companhia aérea panamenha que está entre as maiores da América Latina, anunciou nesta quinta-feira (3) o retorno da sua operação em Salvador. Serão quatro voos semanais interligando a capital baiana e o Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá, principal hub internacional da empresa.
De lá, é possível fazer conexões para mais de 88 destinos em 32 países do Caribe e das Américas Central, do Sul e do Norte, inclusive para os Estados Unidos. O primeiro voo está programado para o dia 7 de janeiro. Com a nova rota, pessoas vindas de todas as Américas poderão desembarcar diretamente em Salvador num voo da Copa Airlines, sem a necessidade de fazer conexão em outra cidade brasileira.
No sentido inverso, milhares de baianos poderão viajar a países como Estados Unidos, Costa Rica, Canadá, México e todo o Caribe sem precisarem passar por um hub mais ao sul do Brasil, como em São Paulo, economizando assim tempo e tornando as passagens mais baratas.
Ana Paula Matos destacou a importância para a economia soteropolitana: “Para qualquer cidade brasileira esses voos seriam importantes, mas, para Salvador, ele é essencial. Somos hoje a cidade referência no mundo em afroturismo, somos a cidade mais negra fora da África. Com esse voo, a gente se conecta com todo o Caribe, com a África e, também, com o forte mercado de afroturismo dos Estados Unidos. Com isso, a gente mostra para o mundo quem é Salvador e toda a nossa força”, disse.
A vice-prefeita também destacou que a Prefeitura teve participação fundamental na atração do voo, que estava sendo disputado com o Recife. As negociações começaram em 2024, quando uma comitiva da Secult foi ao Panamá apresentar os potenciais da cidade aos diretores da empresa. No último mês de maio, a própria Ana Paula foi à Cidade do Panamá para apresentar o plano de desenvolvimento turístico e de comunicação da capital baiana para o CEO da companhia, Pedro Heilbron.
“Ele perguntou: por que Salvador? E a gente apresentou um vídeo, mostrando tudo o que estava sendo feito no turismo daqui, tratamos do que seria possível fazer em relação à diminuição de taxas e nos comprometemos também a dar apoio na parte de comunicação. O trade turístico foi essencial, porque os hotéis apresentaram uma tarifa especial para atrair esses trabalhadores da Copa. E aqui está a minha palavra de agradecimento à Copa por essa escolha, por reconhecer a força do povo baiano”, disse Ana Paula Matos.
Foi apresentado todo o trabalho da Prefeitura para desenvolver o turismo, a exemplo da criação de novos equipamentos culturais como a Casa das Histórias e a Galeria Mercado, além do apoio ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab); a construção de um novo Centro de Convenções; a requalificação de toda a orla; além da divulgação estratégica do destino por meio da campanha Salvador Capital Afro, do calendário de verão e de festivais culturais internacionais, entre outros.
Raphael de Lucca, Country Manager Brasil da Copa Airlines, agradeceu a Ana Paula Matos e à Secult pela ajuda na intermediação, e destacou que a rota aprofunda inclusive as relações comerciais do Brasil com o Panamá, país que neste ano formalizou a sua entrada como Estado Associado ao Mercosul. “Claro que quando a gente fala de um destino novo, a gente pensa logo no turismo, até porque a vocação natural da Bahia é o turismo. Mas, junto do turismo, também vem o comércio, e o Panamá está agora no Mercosul. Essa foi uma volta que foi trabalhada por muitas mãos e durante muito tempo, por isso quero agradecer a todos que estiveram envolvidos”, disse na coletiva.







Comentários