Novo canal de comunicação para enfrentamento da violência contra a mulher é lançado em Salvador
- imbuinoticias
- 8 de ago.
- 2 min de leitura

Um novo canal de comunicação para realizar denúncias de violência contra a mulher foi lançado ontem em Salvador.
O Botão Lilás, ferramenta que já foi utilizada com sucesso durante o Carnaval e o Festival Virada, ficará à disposição através do WhatsApp (71) 98791-3420, para que as vítimas possam solicitar ajuda em tempo real.
O Botão Lilás é uma iniciativa das secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Inovação e Tecnologia (Semit), além da Guarda Civil Municipal (GCM), e integra as ações do Agosto Lilás, mês dedicado às ações de combate à violência contra a mulher.
Com a utilização deste canal, as mulheres poderão acionar, por exemplo, a Guarda Civil Municipal, através da Patrulha Guardiã Maria da Penha, em caso de emergência, que irá encaminhar as vítimas para os locais de atendimento necessários, como unidades de saúde ou a Casa da Mulher Brasileira, bem como acessar informações sobre serviços públicos de acolhimento.
Como funciona – O processo tem início com a solicitação de informações básicas, como o CPF, seguido de uma verificação se os dados já estão na base da plataforma Salvador Digital. Caso o CPF não esteja cadastrado, a usuária será redirecionada para realizar o login via gov.br, garantindo a autenticação segura da identidade.
Na sequência, a plataforma verifica se quem está fazendo o registro é a própria vítima e solicita informações complementares, como localização da ocorrência, medida protetiva vigente, raça/cor, tipo de violência sofrida – física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual -, situação de emergência e ação em caso de perigo imediato.
Se a mulher indicar que está em perigo iminente, o fluxo orienta o contato imediato com a Guarda Municipal de Salvador, por meio do número (71) 99623-4955. Simultaneamente, sua geolocalização e os dados da ocorrência já preenchidos são disponibilizados, em tempo real, para o painel de monitoramento da Plataforma em ambiente de retaguarda para a Guarda Municipal.







Comentários