top of page

Empresa que não cuidar da saúde mental de funcionários será penalizada', alertam especialistas

ree

A partir do ano que vem, ansiedade, estresse, burnout e outros riscos à saúde mental causados no ambiente de trabalho podem render penalização. A Nova Norma Regulamentadora 1 (NR-1), atualizada pelo Ministério do Trabalho e que entra em vigor em maio de 2026, obriga empresas de todo o país a identificar e gerenciar riscos psicossociais dos funcionários.


Na quinta-feira (16), especialistas baianos alertaram sobre as implicações da NR-1 e deram dicas de como se adequar e promover um ambiente psicologicamente saudável.


“Com a inclusão do mapeamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, por meio da NR-1, as empresas têm a obrigação de identificar e gerenciar, através de programas, os riscos que afetam a saúde mental dos trabalhadores. Questões como estresse ocupacional, assédio moral, ansiedade e esgotamento mental passam agora a integrar as políticas de saúde e segurança do trabalho”, explicou o psiquiatra Rogério Jesus, presidente da Associação Baiana de Psiquiatria e diretor da Clínica Vale Viver.


Fórum na Bahia - Para orientar o setor produtivo sobre as novas exigências e apresentar soluções práticas de adaptação, a Clínica Vale Viver, instituição especializada há mais de 15 anos em saúde mental e dependência química, vai promover o 1º Fórum Vale Viver de Saúde Mental e Ocupacional - O Impacto da NR-1 e Riscos Psicossociais nas Empresas, no dia 31 de outubro, a partir das 8h, em Lauro de Freitas.


Interessados em participar do evento devem solicitar inscrição no e-mail eventos@clinicavaleviver.com.br.


Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

Criado em ©2020 por Imbuí Notícias.

bottom of page