Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
- imbuinoticias
- há 2 dias
- 1 min de leitura
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou ontem (1º), a resolução que retira a obrigatoriedade das aulas teóricas nas autoescolas.
De acordo com a pasta, o objetivo é tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio). O custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 5 mil, poderá cair em 80%.
A resolução prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios para a emissão da CNH.
A abertura do processo para tirar a CNH poderá ser feita diretamente pelo site do Ministério dos Transportes ou por meio da Carteira Digital de Trânsito. O cidadão ainda precisará comparecer presencialmente a etapas como coleta biométrica e exame médico.
A resolução prevê curso teórico gratuito e digital. O ministério disponibilizará o conteúdo online sem custos para o candidato mas, quem preferir, poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.
Também haverá flexibilização das aulas práticas e abertura para instrutores credenciados pelos Detrans, aumentando as opções para o cidadão. O novo modelo retira a exigência de 20 horas-aula práticas. Agora, a carga horária mínima será de duas horas.







Comentários